• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
baraúna

Ritmos

 

Esta estante para o apartamento de um casal é mais um dos projetos do Estúdio da Baraúna a partir do qual podemos falar muito sobre nosso jeito de desenhar. Projetada em 2014 por Claudio Corrêa e feita na Marcenaria Baraúna, a estante “Ritmos”, como a apelidamos, foi pensada para abrigar uma biblioteca e também documentos que não devem ficar sempre à mostra.

 

A ideia dos montantes em distâncias variadas teve como resultado conferir dinamismo à estante, mas foi pensada primordialmente para acomodar as vigas da sala e também por uma consideração de que nossas bibliotecas pessoais acomodam uma série de assuntos: alguns dos quais acumulamos mais volumes e outros menos, de diferentes dimensões. Assim, enxergando a estante como linhas e colunas, nota-se como é possível abrigar livros por tema e tamanho de maneira ordenada , nos dois eixos.

 

A estante foi feita em compensado sarrafeado de freijó, por ser o material mais adequado nesse caso em termos de comportamento, dimensão e custo. Por ser mais profunda do que estantes comuns, Claudio desenvolveu um detalhe para resolver as possíveis deformações da madeira com um pequeno pino em freijó maciço que trava cada encontro entre as chapas, encaixadas no sistema “meia madeira”.

 

 Assim, temos certeza que a estante dura o teste do tempo tanto por suas caraterísticas formais como funcionais, sendo ainda desmontável e podendo se adequar a novos espaços caso seja necessário no futuro.

 

 

Please reload

destaques

A história da Girafa e da Frei Egídio

10/07/2017

1/3
Please reload

recentes
Please reload

arquivo