• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
baraúna

Cadeira Isa d’Après Siza

O Estúdio Baraúna trabalha principalmente desenvolvendo projetos sob medida para as mais variadas situações, mas faz também peças que configuram a nossa linha de móveis, à venda agora com exclusividade pela dpot.

 

A peça mais recente desenvolvida para ser parte dessa linha foi a cadeira Isa d’Après Siza, por Marcelo Ferraz, em 2016. A ideia para o projeto veio da observação da cadeira C3, do arquiteto português Álvaro Siza, de 1999. Marcelo apreciou seu aspecto geral e, num exame mais próximo, percebeu algumas estratégias que poderia usar para criar um novo produto a partir dela, otimizando seu desempenho estrutural.

 

Seu objetivo principal foi desenvolver uma cadeira muito simples, empilhável – por isso leve –, e com o mínimo de material. A estrutura foi feita então com perfis de eucalipto maciço em uma única seção, enquanto assento e encosto são duas chapas de mesma dimensão de compensado naval de pinho. Duas peças em ipê maciço completam os elementos da cadeira, os travando e conectando, e todos eles estão no limite de suas resistências aos variados esforços.

 

O nome dado à cadeira é uma homenagem a sua mulher, Isa Grinspum Ferraz, mas também brinca com o sobrenome do autor da peça de inspiração. Por suas características, a Isa pode ser utilizada em muitas situações, como escolas, clubes ou mesmo domesticamente, em salas de jantar ou apoio de quartos, entre outros. A possibilidade de aplicar um revestimento em laminado melamínico na face posterior do encosto é uma estratégia para brincar com cores e possibilitar diferentes identidades para a peça em cada um desses usos.

 

E um leitor atento irá reparar que são imagens dessa cadeira que ilustram a capa do recém lançado livro "Marcenaria Baraúna: arquitetura como mobiliário"!

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

destaques

A história da Girafa e da Frei Egídio

10/07/2017

1/3
Please reload

recentes
Please reload

arquivo